Afinal nem tudo são más notícias ...
Numa altura em que se fala muito acerca do impacto das alterações climatéricas na produção de Vinho, eis que surgem algumas surpresas agradáveis.
Na região do Dão a vindima de setembro passado chegou a estar ameaçada pelas variações do tempo mas, os produtores acabaram de constatar uma surpresa. Afinal, as temperaturas altas alternadas com a chuva terão produzido a melhor colheita dos últimos anos.
Sendo um apaixonado da casta Touriga Nacional, só posso ter expectativas altas em relação a esta colheita, numa região onde é considerada a casta Raínha.
Enfim, de acordo com diversos estudos existirá de facto um impacto pronunciado do aquecimento global e dos fenómenos climatéricos extremos na produção de Vinho, quer seja pelo inevitável aumento alcoólico dos mesmos em regiões tradicionais como Portugal, quer pelo surgimento de novos países produtores (noutras latitudes) que irão beneficiar da conjugação destes factores.
Não vale a pena continuarmos a assobiar para o ar, esta situação é inevitável, resta-nos acordar para esta dura realidade e termos a coragem de mudarmos atitudes!
Saudações Vínicas
Filipe Carvalho